sexta-feira, 5 de julho de 2013

Tudo posso, mas nem tudo me convém

“Tudo posso, mas nem tudo me convém” (I Cor. 6,12),o apóstolo Paulo, ao escrever a comunidade de Coríntios busca mostrar aquela comunidade que está em faze de crescimento espiritual o quanto é necessário contemplar a mensagem de cristo para viver retamente a vida cristã, mostrando assim como podemos bem guiar nossas decisões e atitudes. É a partir deste texto do grande apóstolo dos gentios que quero fazer com que você amigo internauta possa refletir bem antes de fazer suas escolhas.


Há pessoas que ficam escandalizadas com tanta falta senso de responsabilidade e por isso procuram ficar alheias a tudo o que se relaciona a festas seculares; há outras que simplesmente ficam indiferentes; há quem condene; há, ainda, aquelas pessoas que esperam ansiosos por sua chegada.

O que pensar então? Excessos e abusos nessas festas, antes de serem transgressões morais, são atentados ao valor humano em si e nos outros. O comportamento moral cristão não obedece em primeiro lugar leis, costumes, padrões sociais de conduta. Segue antes a consciência, marcada pela liberdade e fidelidade que brotam da fé em Cristo.

Fé e consciência limpa são inseparáveis em qualquer lugar! Tudo o que não procede da fé é pecado, ensina São Paulo (Rm 14,23). A fé é a luz que ilumina a consciência e a confirma nas convicções morais. É infantil perguntar: “é pecado ir em festas seculares”. O pecado não está no “ir” ou não “ir”, mas sim nos atos insanos que são cometidos pelas escolhas maléficas deste momento de “ felicidade”.

Quem se guia pela consciência do que é bom, digno e justo, possui uma grande virtude que é saber o que é certo e errado. Sabe se posicionar, escolher e decidir: onde, como e com quem ir. Sem pular a linha da moralidade sadia.. Ao invés de perder o senso moral irá defendê-lo das ilusões permissivas.

Cabe a você caro leitor refletir ao ler este texto e vê qual caminho deseja seguir. Se é licito ou não participar destas festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentario