quinta-feira, 11 de julho de 2013

São Bento

Segundo S. Gregório, São Bento era filho de um nobre romano que fez os primeiros estudos em Núrsia e mais tarde foi enviado a Roma para estudar Retórica e Filosofia. Perante a decepção com a decadência moral da cidade, abandonou os estudos.

Ajudado por um Abade da região, instalou-se numa gruta de difícil acesso, vivendo como eremita. Aí permaneceu durante três anos, dedicando-se à oração e ao sacrifício, tendo sido descoberto por alguns pastores que divulgaram a sua santidade.

Foi eleito abade do Mosteiro de Vicovaro, no norte de Itália, onde sofreu tentativa de envenenamento regressando assim à gruta. Em 529, São Bento funda a Abadia de Monte Cassino em Itália. Este foi o acontecimento crucial da expansão da Ordem Beneditina, sobretudo porque aí escreveu a Regula Monasteriorum onde, logo no Prólogo, advoga a obediência dos monges “Escuta, filho, os preceitos do Mestre e inclina o ouvido do teu coração; aceita de boa mente o conselho dum pai cheio de ternura e põe-no em prática, para que, pelo trabalho da obediência, tornes Àquele de quem, pela cobardia da desobediência, te afastaras.”.

Foi designado santo padroeiro da Europa pelo Papa Paulo VI em 1964 e o seu dia é comemorado a 11 de Julho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentario