sábado, 13 de julho de 2013

A juventude de Presidente Juscelino

2013 é o "ano da juventude", tanto que ela foi tema da ultima Campanha da Fraternidade. Também neste ano teremos a graça de sediar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece nos dias 23 a 28 deste mês, onde jovens de todo o mundo de diferentes movimentos e pastorais se encontrarão com o papa Francisco.

Sabemos da importância dos movimentos juvenis em nossa igreja, por isso, essa semana conversamos com o coordenador da Pastoral da Juventude da paroquia São Sebastião, de Presidente Juscelino, Michel Moreira que nos contou um pouco sobre a atuação do movimento na cidade. 

Confira a entrevista!

MJ: Como a juventude de presidente Juscelino esta organizada?

Michel: Houve um tempo em que a juventude de presidente Juscelino estava organizada em grupos de Jovens, Existiam dois grupos de jovens: um em Presidente Juscelino, e outro na Vila Alexandre Mascarenhas, no município de Gouveia, mas que pertence a Paróquia de Presidente Juscelino, Mas em 2011, com a bençãos de Deus, aconteceu o primeiro EJC PJ onde a juventude foi presenteada com esse movimento que vem transformando a vida da juventude de Presidente Juscelino. Porem ainda existe o grupo de Jovens de Vila Alexandre Mascarenhas, o qual prepara o jovem para entrar no EJC.


MJ: Como é a interação dos movimentos juvenis existentes na cidade com as paroquias de outras cidades?


Michel: Existe sim uma interação,mas não como deveria ser, porque não existe uma comunicação frequente com as outras paroquias, não por que não queremos e sim pela falta de oportunidade. Uma importante forma de comunicação que temos com as outras paróquias é realização do DNJ que ocorre todo ano, onde sim temos uma melhor interação com as outras paroquias.


MJ: Quais são os desafios que os jovens de presidente Juscelino vem enfrentando?


Michel: Um dos principais desafios que enfrentamos com alguns jovens é a falta de compromisso e de interesse com os movimentos juvenis, mas sabemos que isso não ocorre somente em nossa paroquia e sim em todas as outras, mas é um desafio de devemos superar e trazer todos os jovens para o caminho de Jesus.

Como diz em Marcos 2:17 " E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento." por isso devemos ir atrás desses jovens que não buscam o compromisso com Jesus.


MJ: Como os jovens estão se preparando para JMJ?


Michel: Iam da paroquia de presidente Juscelino 12 jovens mas alguns, por motivos pessoais, desistiram. Assim estão indo 8 jovens, sendo que 5 deles estão indo ficar a semana toda na JMJ e três estão indo apenas para a vigília. Para conseguir algum dinheiro para ajudar nas despesas, corremos atrás de patrocínios e realizamos algumas pequenas promoções, porém a maioria optou por ir por conta própria. Estamos agora só aguardando chegar o dia da viagem, extremamente ansiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentario