Assim, conversamos Ruidiely, que está como coordenador da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Serro, que nos contou acerca da juventude serrana.
Confira nossa conversa:
MJ: Quais são os movimentos juvenis existentes em sua cidade/paroquia? Conte-nos como surgiram.
Ruidiely: Bom, em minha Paróquia existem atualmente dois movimentos, um grupo de Jovens da Evangelização da Juventude que iniciou suas atividades há 07 anos e que continua firme na Evangelização com aproximadamente 30 membros.
E a comunidade de aliança da Comunidade Católica Palavra Viva que atua em nossa Paróquia principalmente com a música.
MJ: Como é a interação dos movimentos juvenis existentes com os outros movimentos paroquiais?
Ruidiely: É, de fato, pertinente essa questão, posto que a interação com os outros Movimentos e Pastorais da Paróquia é um dos itens considerados mais difíceis na caminhada da Evangelização da Juventude; Há muita desconfiança na responsabilidade do Jovem e a falta de confiança nos Jovens atrapalha muito a caminhada da Pastoral da Juventude uma vez que o Jovem gosta de trabalhar, de fazer o que tem de ser feito, e não receber algo já pronto, “mastigado”. Todavia esse ano de 2013 a Igreja, principalmente no Brasil, direciona o seu olhar para a Juventude, tanto na Campanha da Fraternidade (que deve continuar a ser discutida) como na Jornada Mundial da Juventude. Essa abertura que a Igreja deu aos jovens ajudou até no que diz respeito ao diálogo e interação com os outros movimentos da Paróquia, passamos a ser vistos de uma forma diferente, passamos a ser vistos como o Futuro da Igreja.
MJ: Existe interação entre os jovens de sua paroquia com os de outras paroquias/cidades? Se sim, de que forma se da essa interação?
Ruidiely: Sim, existe, principalmente com as Paróquias da Forania de Serro. Todavia acontece com maior frequência no período em que nos unimos para preparar a Celebração do Dia Nacional da Juventude.
Inclusive isso deve ser algo a se pensar; essa interação entre os jovens de diversas paróquias e cidade, principalmente dentro de nossa Arquidiocese, é muito importante, nos leva a conhecer a realidade de nossos irmãos além do que, nos faz ver que não estamos sós nesse trabalho de Evangelização.
MJ: Quais são os desafios e dificuldades que os jovens serranos enfrentam em seu cotidiano?
Ruidiely: Acredito que não só no Serro, mas em todo o Brasil é notável o sofrimento dos jovens por falta de emprego e de educação de qualidade. O Serro, como cidade pequena, só possui uma universidade que por sua vez oferece somente um curso, que é a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com o Curso de Direito, que é muito pouco em vista do número de jovens e da diversidade, esperada, de opiniões. Assim, vários jovens que procuram realizar seus sonhos acabam mudando de cidade.
MJ: Como os jovens estão se preparando para JMJ?
Ruidiely: Daqui de Serro, vamos 06 jovens, um número pequeno, mas de coração aberto com um desejo ardente de vivenciar esse momento único para nós.
A Jornada Mundial da Juventude vem nos trazer Esperança, para que possamos ter também entusiasmo para trabalhar mais e melhor na evangelização da Juventude de nossas comunidades.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentario