segunda-feira, 22 de julho de 2013

Os jovens de Inimutaba

Nessa semana em que a igreja volta seus olhos para o Rio de Janeiro, voltamos nosso olhar para a pacata Inimutaba, onde o trabalho de Evangelização da Juventude tem se destacado.

Por isso, conversamos com o jovem Vinicius Santos que nos contou a sobre os trabalhos que estão sendo realizados pela juventude da Paroquia Santo Antônio.

Confira a entrevista!

MJ: Quais são os movimentos juvenis existentes em Inimutaba? Como eles estão organizados?

Vinicius: Em Inimutaba temos a PJ (Pastoral da Juventude). No inicio existiam 3 grupos, um na Igreja de Nossa Senhora das Graças, outro no Santuário de Santa Lúzia e o terceiro na Matriz de Santo Antônio. Iniciamos o trabalho a pouco mais de 2 anos, e na medida do possível e das graças de Deus estamos continuando.

Esse ano, guiados pelo Cônego Paulo Francisco iniciamos um movimento “diferente” da PJ – Evangelização da Juventude a Adolescentes – é um trabalho missionário onde estão sendo preparados jovens (e adolescentes) para fazer missão e ajudar as pessoas que mais precisam.

MJ: Como é a interação dos movimentos juvenis existentes na cidade com os outros movimentos paroquiais?

Vinicius: No inicio foi um pouco difícil à interação com os outros movimentos, pelo simples fato de ser uma novidade na Paróquia. Não foi nada fácil lidar com isso tudo, mais com o tempo fomos acostumando e ganhando confiança e respeito, atualmente temos muita interação com todos os movimentos.

MJ: Existe interação entre a juventude de Inimutaba com os jovens de outras cidades?

DNJ 2012
Vinicius: Sim, existe uma interação muito grande da Juventude Inimutabense com a Juventude de outras cidades. Tanto que já realizamos encontros e os convidamos para participarem conosco. Um bom exemplo é a interação com a Juventude da Paróquia Bom Jesus de Diamantina, com a qual nós encontramos algumas vezes. Também já existe uma interação muito grande entre as cidades, sem se contar o DNJ.

MJ: Quais são os desafios e dificuldades que a juventude inimutabense vem enfrentando?

Vinicius: Falando em desafios, a gente já venceu muitos. Mas, um grande problema que enfrentamos desde o começo é a falta de espaço pra os Jovens e Adolescentes. No momento isso está melhor devido a JMJ. A valorização da Juventude, no nosso ponto de vista, deveria ser maior também.


MJ: Como os jovens da Paroquia Santo Antonio de Inimutaba estão se preparando para JMJ?

Vinicius: Inicialmente iríamos juntamente com a Juventude da Paróquia Imaculada Conceição de Curvelo. Iriam 12 jovens daqui da cidade. Mas por alguns problemas a Paróquia Imaculada não irá mais e assim a Juventude Inimutabense também não irá. Fizemos almoços, vendemos muitas rifas e ganhamos ajuda Paroquial, mas valeu a pena tudo !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentario