terça-feira, 2 de julho de 2013

Como o Espírito Santo esta presente no Antigo Testamento?

Muitos textos das Sagradas Escrituras nos ajudam a compreender esta presença. Nota-se que as pessoas que viviam naquele tempo não sabiam disso, pois a revelação a respeito do Espirito Santo só iria se completar com os ensinamentos de Jesus Cristo.

Basicamente podemos notar que o Espírito Santo, nos tempos do AT, primeiro, se manifestava na vida de algumas pessoas, não na vida de todas as pessoas.

Notavelmente na vida de alguns sacerdotes, de alguns juízes, de alguns reis, de alguns profetas. E, note-se, Ele se manifestava na vida destas pessoas, Ele se apossava e se manifestava através delas, mas não há nada que diga que o Espírito habitasse essas pessoas.

São Cirilo de Alexandria vai dizer, por exemplo, que havia uma luminosidade especial do Espírito na vida dos profetas, mas nunca se ouviu dizer que eles houvessem sido habitados pelo Espírito Santo.O Espírito se manifestava na vida dessas pessoas por um determinado tempo, com vistas a uma missão, para a realização de uma tarefa. Passada a missão, passada a tarefa, cessava a manifestação do Espírito, normalmente.

Além do mais podemos dizer que o Espírito Santo estava presente de uma forma difusa, natural, a sustentar a vida das pessoas; e atuava na vida delas e era pressentida mais como uma percepção de força, uma força de sabedoria - como em Salomão - uma força física - como em Sansão - mas não como a presença de uma pessoa divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentario