segunda-feira, 30 de setembro de 2013

São Jerónimo de Estridão

São Jerônimo, Tanzio de Varallo, oléo sobre tela, 80 X 64 cm, Nelson-Atlans Museum of the Art, (Kansas City, USA.). Fonte da Imagem: www.snpcultura.org  São Jerónimo , nascido Eusébio Sofrónio foi um padre e apologista cristão ilírio. Nasceu em Estridão, por isso chamado São Jerónimo de Estridão, na fronteira entre a Panónia e a Dalmácia, no segundo quarto do século IV.

Foi encarregado pelo Papa São Dâmaso traduzir o texto das Escrituras Sagradas para o latim. O trabalho de São Jerônimo abrangeu praticamente sua vida toda. Ele escrevia com elegância clássica o latim e traduziu a Bíblia inteira. Daí foi que surgiu a texto da Bíblia conhecido como "Vulgata", que significa "de uso comum". Essa tradução foi usada largamente em quase quinze séculos. Seu texto tornou-se oficial com o Concílio de Trento e só cedeu o lugar nos últimos tempos, depois de estudos linguísticos exegéticos mais recentes.

No trabalho deixado por São Jerônimo, ele mostra seu agudo senso crítico, um amor extraordinário à Palavra de Deus e uma grande riqueza de informações sobre tempos, usos e lugares relativos à Bíblia Sagrada. O Papa Clemente VIII afirmou que São Jerônimo, nesse trabalho de suma importância, foi assistido e inspirado pelo Espírito Santo.

A dedicação extraordinária que São Jerônimo teve na tradução das Escrituras Sagradas só pode ter, de fato, um motivo de origem sobrenatural. E é o que se confirma ao ver as explicações que ele mesmo deu ao justificar seu empenho nesse importantíssimo trabalho: "Cumpro o meu dever, obedecendo aos preceitos de Cristo que diz: ‘Examinai as Escrituras e procurai e encontrareis' para que não tenhais de ouvir o que foi dito aos judeus: ‘Estais enganados, porque não conheceis as Escrituras nem o poder de Deus'. Se, de fato, como diz o Apóstolo Paulo, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, aquele que não conhece as Escrituras não conhece o poder de Deus nem a sua sabedoria. Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo". (Pe. José Leite, op. Cit., p. 106.)

São Jerônimo faleceu perto de Belém em sua cela, próximo à gruta da Natividade em 420 d.C..

Hoje São Jeronimo é conhecido como o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores, e patrono das secretárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentario