terça-feira, 24 de setembro de 2013

Nossa Senhora das Mercês


A devoção originou-se na Espanha, daí também ser conhecida por Nossa Senhora das Mercedes, e foi popularizada pelo frades da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada por São Pedro Nolasco. 


Foi considerada protetora dos cristãos cativos dos mouros na África, principalmente os marinheiros e mercadores subjugados no Mar Mediterrâneo. A devoção chegou a Portugal, onde difundiu-se de Alenquer para Santarém e para Lisboa.

 A devoção foi trazida pelos frades mercedários para o Brasil, onde floresceram diversas confrarias, formadas principalmente por escravos, os quais consideravam Nossa Senhora das Mercês padroeira de sua libertação

Um comentário:

  1. Fico muito feliz de Nossa Senhora das Mercês ser a ajuda espiritual dos que mais precisam, comos os presos e os escravos (pois ainda os há)....linda imagem e fico feliz pois sendo eu de nome Mercês e nunca encontrei nem nas escolas que frequentei nem nos empregos, nem sequer na minha vida alguém com o meu nome......fui sempre a única. Obrigada Nossa Senhora das Mercês por me deixares compartilhar contigo o nome que S.Pedro Nolasco te atribuiu.

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentario