quinta-feira, 7 de março de 2013

Cardeais

Com a renuncia do papa emérito Bento XVI, vemos e ouvimos milhares de noticias sobre os cardeais e o conselho Cardinalício. Mas que são os cardeais? 


Em princípio, o título de Cardeal era atribuído genericamente a pessoas a serviço de uma igreja ou diaconia, reservando-o mais tarde aos responsáveis das Igrejas titulares de Roma e das igrejas mais importantes da Itália e do exterior. Desde tempos do Papa Nicolau II, em 1059 e gradualmente até 1438 com o Papa Eugênio IV, este título adquiriu o prestígio que o caracteriza hoje.

Assim, atualmente um cardeal é um alto dignitário da Igreja Católica, que assiste o Papa em diversas competências. São geralmente bispos de importantes dioceses do mundo. Mas também padres ou diáconos podem ser cardeais. São escolhidos pessoalmente pelo Papa, como representantes da Igreja em todo o mundo, para formarem o Colégio dos Cardeais.

Eles são responsáveis pela assessoria direta ao Papa na solução das questões organizativas e econômicas da Santa Sé, na coordenação dos diversos Dicastérios (uma espécie de ministério do Vaticano) que compõem o serviço da Santa Sé em favor da comunhão em toda a Igreja e da justiça para com os pobres do mundo todo.

Desde 1059, são também os responsáveis pela eleição do novo Papa enquanto não completarem 80 anos, a quem elegem em conclave, seguindo as últimas orientações da Constituição Apostólica do Papa João Paulo II,Universi Dominici gregis, de 22 de fevereiro de 1996. . A reunião dos Cardeais se chama Consistório e acontece quando o Papa a convoca.


Você sabia que:

  • Os cardeais são também chamados de purpurados, pela cor vermelho-carmesim da sua indumentária.
  • São considerados, na diplomacia, como "príncipes da Igreja".
  • A etimologia do termo cardeal encontra-se no latim cardo/cardinis, em português gonzo ou eixo, algo que gira, neste caso em torno do Papa.
  • O título de Cardeal foi reconhecido pela primeira vez durante o pontificado do Papa Silvestre I, de 314 a 335.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentario