A palavra "missão" vem do latim "mitto" e significa "enviar". No Novo Testamento vemos o próprio Jesus empregando uma palavra com o mesmo significado - a palavra apóstolo (do grego apostello). De maneira simples, podemos afirmar que missão significa enviar.
Através da missão, o Senhor Jesus revela sua vontade - de que todas as pessoas, em todas as épocas - ouçam o evangelho, e assim as famílias da terra seriam benditas. A clareza destes textos deixa evidente que na mente de cada cristão obediente a Jesus. A evangelização do mundo é a vontade e o plano inquestionáveis do Senhor.
Uma das coisas mais bonitas, – que Jesus nos deixou –, é a possibilidade de todos serem colaboradores d'Ele. Cada pessoa pode ser um "enviado" em nome do Senhor.
O chamado e o envio do Senhor precisam despertar em nós uma santa ousadia, ou seja, a coragem e a confiança de assumirmos a missão e de a fazermos incansavelmente: em todos os lugares e diante de todas as pessoas, sem medo e sem nenhuma timidez. Pois, uma coisa é certa: não nos faltará serviço. "A messe é grande" (Mateus 9,37). Com criatividade e alegria, vamos continuar anunciando a Boa Nova do Senhor. Pois, a voz de Jesus continua ecoando no mundo e no coração da humanidade com a mesma Palavra: "Ide e anunciai!"
Um missionário é aquele que anuncia o Evangelho, fazendo suas as palavras e o testemunho de Jesus Cristo; mas é também aquele que, mesmo sem anúncio explícito,encarna e vive cada uma dessas palavras, transformando-as em gestos concretos de solidariedade.
Missionário é aquele que está disposto a sair, lançar-se em terras estranhas e inóspitas, abrir veredas novas no deserto ou na selva; mas é também aquele que se dispõe a ficar, convertendo-se em presença viva e atuante em cada dor humana e em cada porão de sofrimento.
É aquele cuja voz e ação entusiasma e congrega ao seu redor multidões;mas é também aquele que, caso a caso, faz-se o companheiro mudo de cada solidão,o refúgio e bálsamo para o abandono e a exclusão.
É uma pessoa cuja face divino-humana espelha os traços de um Deus pai e mãe,cheio de amor, misericórdia e compaixão; mas é também aquele em cujo rosto humano-divino; imprimem-se as angústias e esperanças dos pobres.
É aquele que sobe à montanha, onde reza e se deixa interpelar pela presença do Pai; mas é também aquele que desce à rua e aos campos e, no contato vivo com mulheres e homens desfigurados, questiona e pugna por uma sociedade justa e solidária.
Muitas pessoas podem pensar que ser missionário é apenas aqueles que deixam seu país de origem, sua terra natal para realizar tal missão em outra realidade. Embora não deixe de ser, mas ser missionário vai muito além dos conceitos que conhecemos.
No cristianismo os missionários e as missionárias têm um significado importante. Os apóstolos foram os primeiros missionários cristãos. Portanto, todo cristão é chamado a ser missionário. Muitos são chamados a uma vocação particular á serviço da Igreja, como é o caso do sacerdote, os consagrados na congregações religiosas, como também nas Novas Comunidades e Movimentos Eclesiais.
Talvez você não foi chamado a se consagrar a uma comunidade, mas é chamado a ser missionário na realidade em que se encontra: na faculdade, na família, no trabalho. Onde há pessoas, ai existe uma oportunidade de exercer nosso ser missionário.
Quantos jovens podem testemunhar seu belo trabalho com outros jovens nas paroquias, nos GOU ( Grupo de Oração Universitário ). O missionário é chamado antes e acima de tudo anunciar o Evangelho a parti de sua experiência com o ressuscitado.
A Igreja anseia por cristãos que sejam discípulos e missionários, como propõe o Documento de Aparecida. Homens e mulheres capazes de testemunharem com a própria vida, a novidade do Evangelho.
Leia mais em: http://wiki.cancaonova.com/index.php/Miss%C3%A3o, http://blog.cancaonova.com/revolucaojesus/2012/05/04/como-ser-missionario/

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentario