A Teologia do Corpo são 127 catequeses dada pelo Papa João Paulo II nas audiências de quarta-feira entre 1979 e 1984 sobre a sexualidade, o amor humano e a família.
Estas catequeses são divididas em duas partes principais com uma síntese conclusiva:
- a primeira, com 85 catequeses, medita as Palavras de Cristo sobre aRedenção do Corpo;
- a segunda, com 41 catequeses, trata da Sacramentalidade do matrimónio;
A primeira parte, é dividida em três capítulos, que se dedicam à análise de três textos-chaves do Evangelho.
Temos, antes de tudo, o texto em que Cristo no colóquio com os fariseus faz apelo "ao princípio" para revelar a unidade e indissolubilidade do matrimónio (cf. Mt.19,8; Mc.10,6-9).
Depois, temos as palavras pronunciadas no Sermão da Montanha sobre a "concupiscência" como "adultério cometido no coração" (cf. Mt.5,28) em que Cristo faz apelo ao coração humano.
Por fim, temos as palavras transmitidas por todos os sinópticos, em que Cristo faz apelo à ressurreição dos corpos no "outro mundo" (cf. Mt.22,30; Mc.12,25; Lc.20,35).
Nota-se que nesta primeira parte, foram desenvolvidos os temas dacriação e da ressurreição à luz da redenção operada por Cristo na cruz.
A segunda parte, dedica-se à análise do sacramento do matrimónio com base na Epístola aos Efésios (Ef.5,22-33) e está organizada em três capítulos. As reflexões são conduzidas na consideração das duas dimensões essenciais deste sacramento e da lei da vida que deste decorre:
- a dimensão da aliança e da graça
- a dimensão do sinal
- a lei da vida como herança
Mais informações em
http://teologiadocorpo.com.br/

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentario