![]() |
Foto: Divulgação |
No ultimo dia 20, foi lançado oficialmente, no Santuário Nacional de Aparecida, o livro "Para curtir e compartilhar".
Escrito pelo padre redentorista Evaldo César, que também é jornalista e diretor do Portal A12, é um livro voltado tanto para jovens, como também para pais e mães que convivem com adolescentes e jovens em casa e desejam compreender um pouco a cultura atual na qual está mergulhada a juventude.
O Ministério Jovem Curvelo conversou com o sacerdote que contou um pouco de sua caminhada e nos contou a respeito de seu livro.
MJ: Como leigo, quando jovem, o senhor participava de algum grupo especifico?
Pe. Evaldo: Eu sempre participei de grupos de jovens, desde meu tempo de catequese. Também por um tempo participei de um grupo de RCC. Minha família é muito religiosa e isso ajudou muito minha formação na fé.
MJ: Apos sua entrada na congregação redentorista, o senhor realizou algum trabalho especifico com a juventude?
Pe. Evaldo: No seminário sempre trabalhei com jovens, seja em grupos de pastoral da Juventude e catequese. Fazíamos trabalho de teatro, sobretudo nas festas da Igreja, como semana santa e Natal. Também fazíamos ações de integração social e ajuda nas festas e na liturgia, com a missa dos jovens. Também pude trabalhar com a Pastoral Vocacional redentorista, acompanhando jovens que tinham desejo de entrar no seminário também. Outro trabalho que me ajudou a entender os problemas da juventude foi a pastoral do Menor de Rua, que realizei por três anos na cidade de São Paulo.
MJ: Quando surgiu a ideia de escrever um livro voltado para o publico jovem?
![]() |
Foto Alexandre Santos |
Pe. Evaldo: Acho que o ano de 2013, ano da Juventude no Brasil, foi um momento de inspiração. Na verdade, desde 2005 tenho escrito artigos para jovens na REVISTA DE APARECIDA, e essas reflexões foram um incentivo para desenvolver um trabalho mais consistente. Depois, houve um pedido da Editora Santuário, que queria publicar um livro especialmente para a juventude, e nasceu então meu primeiro livro. Modéstia a parte, ele é bem gostoso de ler!
MJ: O titulo do livro recorda a rede social Facebook, ela teve alguma influência no processo de composição do livro?
Pe. Evaldo: Pois é, vivemos mergulhados na cultura da comunicação e das redes sociais. A escolha do título – Para Curtir e Compartilhar: reflexões para Jovens – veio justamente do desejo de mostrar que é preciso curtir e compartilhar coisas de relevância e não somente postagens das redes. O livro oferece a possibilidade da juventude conversar e discutir assuntos que nem sempre aparecem nas redes, mas que precisam ser compartilhados sempre. Uma curiosidade é que o livro nasceu de uma enquete feita no Facebook, e os temas escolhidos, são quinze ao todo, foram selecionados dessas respostas da própria juventude!
MJ: O livro tem um pouco da coluna "jovens de Maria", a qual o senhor escreve mensalmente, ou são trabalhos totalmente distintos?
Pe. Evaldo: Tem tudo a ver, apesar de serem espaços diferentes de relação com a juventude. A coluna mensal “Jovens de Maria” da revista de Aparecida é um espaço limitado, o livro desenvolveu melhor certos assuntos, mas a linguagem é parecida, bastante simples e dialogada. Na verdade, estamos trabalhando com a ideia de que é preciso ser “Jovem de Maria” para poder seguir Jesus como discípulo verdadeiramente inserido Nele. Maria foi esta jovem que colocou seu Filho como centro de suas atividades, foi mais que mãe, foi seguidora! O conceito jovem de Maria hoje é um grande projeto, resumido no canal www.a12.com/jovensdemaria. Vale a pena conferir!
MJ: O que este livro tem de diferente dos demais livros católicos escritos para jovens?
Pe. Evaldo: O livro não é um livro de espiritualidade para jovens, nem usa muitas citações bíblicas ou referências de documentos da Igreja. O livro dialoga com o jovem a partir da vida real da juventude e de seus problemas cotidianos. Claro que existe a presença fundamental de Jesus Cristo em todo o texto, mas a cada assunto o que está em pauta são assuntos que nem sempre parecem ser ligados a fé, mas que precisam da fé para serem resolvidos, como saúde, amizades, família e até mesmo a morte! Não é um livro chato, moralista, enfadonho... é um companheiro para as horas de dificuldade!
MJ: Na sua opinião, quais são os maiores desafio que os jovens, seja ele cristão ou não, enfrentam no mundo contemporâneo?
![]() |
Foto Alexandre Santos |
Pe. Evaldo: Há muitos desafios para a juventude atual, uma juventude ansiosa e tediosa, mas também uma juventude que quer ser feliz e encontrar seu espaço no mundo. Os desafios mais complexos, acredito eu, é a busca da própria personalidade e o relacionamento humano, com a família e amigos. Tudo passa por estes dois temas: a descoberta do EU e a relação com o OUTRO. Todos os outros desafios nascem desses dois. Mas o tema das drogas, dos exageros narcisistas, da violência e morte prematura são também preocupantes e complexos!
MUito obrigado!
ResponderExcluirpadre Evaldo